domingo, 12 de outubro de 2014

O Turismo e a sua Importância

Antes de iniciar um estudo referente ao turismo, convêm salientar uma definição de turismo e a importância do turismo. Uma das definições mais elaboradas é a que define o turismo como “o conjunto das relações e fenómenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma actividade lucrativa principal”, (Hunziker e Krapf, 1942, citado por Cunha, Licínio: 2001:29), ou seja, podemos dizer que o turismo compreende as actividades de viagens de pessoas e alojamento em locais fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por lazer, negócios e outros motivos. Resumindo, o turismo é um conjunto de relações e fenómenos, que exige a deslocação da residência habitual e que pretende satisfazer desejos e necessidades.
O turismo é um importante contributo para o PIB (Produto Interno Bruto), contribui para o emprego e para o comércio externo de serviços, assim como para um desenvolvimento local. Assim sendo, o turismo constitui uma das principais gerações de receitas e uma das principais fontes de divisas em vários países.
Deste modo e resumidamente, entende-se o turismo como um fenómeno cultural, social, psicológico e sociológico com elevadas valências económicas, dado o elevado número de empresas, quer públicas quer privadas, que dele dependem, bem como pelo desenvolvimento social e económico que provoca no pais, região ou local de destino.
A nível do turismo e desenvolvimento (todo o processo de mudança qualitativa de uma estrutura económica e social) assiste-se cada vez mais a uma procura crescente de elementos diferenciadores dos territórios. Assim sendo, são as zonas rurais do interior as que mais podem beneficiar desta procura, pois são as que se encontram menos exploradas turisticamente. Estas, podem assim, desenvolver-se de uma maneira mais eficaz de forma a atrair cada vez mais visitantes e oferecendo-lhes um produto turístico diversificado.
Assim sendo, e como se sabe, a actividade turística interage dentro das sociedades onde está inserida surgindo assim vários impactos no destino, que provocam mudanças e alteram hábitos e o quotidiano em cada sociedade, podendo ser visto como um fenómeno cultural.





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